Vamos falar de dores nas costas



Para aliviar as dores nas costas vamos ver 8 vitaminas e suplementos.
Todos estão sujeitos a dores nas costas. Não importa a idade que tenha, e os motivos são diversos. A obesidade. Tabagismo, estresse, obesidade e postura incorreta, são umas das principais causas.
                                     
Se você sofre deste problema e quer tratar da melhor maneira possível, não excite de procurar um médico. Para ajudar a evitar aquela dor incomoda do dia a dia, existem alguns tipos de atividades físicas.
Para proporcionar alívio da dor e reduzir a inflamação existem suplementos próprios para isso e também algumas substâncias nos alimentos e olha que poucas pessoas sabem disso
Lembrando que, quando usados em combinação com exercícios físicos regulares, “controle” de estresse e uma alimentação saudável o resultado será muito maior

Vamos falar de 7 opções para aliviar as dores


A médica nutróloga Liliane Oppermann nos fala sobre importâncias que podem ajudar a acalmar as dores nas costas.

1. Vitamina D
Vitamina D é importante para a renovação óssea, nos explica a médica Liliane. Para que a vitamina D, oriunda de alimentos como peixes e oleaginosas tenha utilidades, a exposição solar é necessária para que ela se forme em forma ativa - ou seja, vitamina D3. “Acrescenta a nutróloga que” suplementação deve ser considerada caso não haja exposição.

2. Condroitina e glucosamina
Para a vitalidade do tecido conjuntivo presentes nas articulações a condroitina e glucosamina são importantes substâncias diz Liliane.
Para pessoas que padecem de dores nas costas não há conformidade sobre o efeito de suplementos de condroitina glucosamina, mas em determinados casos eles podem ser uma opção.
Fiquem atentos, pois nem sempre as dores podem ser aliviadas por essas substancias, elas podem ser de origem postural ou muscular, em alguns casos precisam ser resolvidos por meios de cirurgia, certos tipos de hérnias de disco é um exemplo.
 “Entretanto, assim como a profilaxia (conceito para precaver ou enfraquecer certo problema ou doença) podem, sim, auxiliar”, adiciona.

3. Ômega 3
“Se o problema for postural, ou seja, com indicação de RPG e tratada em sua essência, o que pode se mostrar uma boa coadjuvante é a suplementação com ômega 3” Liliane nos explica.
“Acrescenta-nos a nutróloga que no salmão, na chia, na sardinha entre outros peixes pode-se encontrar o Omega 3”.

4. Garra do diabo
A garra do diabo é encontrada geralmente em forma de comprimidos ou em cápsulas e é uma ótima planta medicinal anti-inflamatória.
Liliane nos explica: “Se for de motivo simples a dor nas costas, como este fitoterápico contém ativos anti-inflamatórios ela pode até mesmo se amenizada.”.
A médica nutróloga adiciona que, “o médico deve recomendar o procedimento adequado para as causas que careçam de complementos como acupuntura ou fisioterapia ou até ainda medicamentos alopáticos.”

5. Erva-doce e Cidreira
Para aliviar o problema usam-se chás calmantes como erva-doce e cidreira caso a dor nas costas estiver catalogada á tensão, explica Liliane.

6. Vitamina B
No que diz respeito a evitar sobrepeso, a alimentação é muito importante, o sobrepeso pode sobrecarregar as cruzetas da coluna e discos e com isso propiciar um desgaste prematuro destas estruturas, resalta Alexandre Fogaça Cristante, ortopedista.
O composto de vitamina B podem aliviar os sintomas de dormências, formigamentos e disenterias causados por compressão neurológica. “Destaca, nos nervos que se encontram comprimidos eles agem melhorando a condução elétrica”.

Vale observar que qualquer tipo de suplemento deve ser usado unicamente com indicação médica.

7. Curcumina
No alívio de dores nas costas a curcumina pode se mostrar benéfica, pois ela contém propriedades anti-inflamatórias. “Deve ser aconselhada como tempero de peixes e aves ou suplementação no dia a dia culinário”, diz.

8. Capsaicina
38 por cento dos participantes de 1.500 pessoas com dor crônica a capsaicina teve um resultado de alívio da dor, aponta estudo no Journal of Pain Research publicado em 2011.
Na pimenta encontramos o ativo termogênico que é a capsaicina explica Liliane. “Pode ocasionar mais tensão e aumento de dores em pessoas ansiosas, pois com ele aumenta o metabolismo. Tornando relativo o seu benefício” destaca Liliane.
Se a pessoa estiver acima do peso poderá ter dor nas costas devido à sobrecarga. “Através do incentivo de atividade física inicia-se uma dieta de baixas calorias para que o problema tenha uma genuína correção” diz.

O que devo fazer para evitar dores nas costas?


Para saber a resposta, vamos conferir as dicas que vão nos ajudar a não passarmos por essas dores nas costas:

1- Lembre-se sempre de manter o peito para frente, peso distribuído nos dois pés e mantenha os ombros retos, pois a postura faz toda diferença.

2- As atividades físicas devem ser concentradas no fortalecimento da musculatura para vertebral e abdominal, também os músculos isquiotibiais de trás da coxa deve ser alongado por isso as atividades físicas de ser sem impacto.

3- Fuja de sobrecargas e pesos desnecessários á coluna.

4- Fique atento a sua altura se está adequado ao peso e idade.

5- Cuidado para não entortar o pescoço e forçar a região lombar, para isso evite dormir de bruços.

6- Crie uma rotina de se alongar todos os dias, se espreguiçando ao acordar é um ótimo exemplo disso.

7- Outra maneira de evitar essas dores é sempre ficar atento ao se assentar, então procure sempre ter cadeiras e sofás que tenham um encosto firme.

8- O realizar viagens, procure fazer intervalos para descanso caso a viagem seja muito longa e, claro mantenha a uma distância confortável os pés dos pedais na hora de dirigir.

9- Procure caminhar de vez em quando, caso trabalhe durante muito tempo sentado.

10- Da mesma forma deve-se fazer intervalos para se sentar caso trabalhe muito tempo em pé.

11- Situação de muito estresse deve ser evitada ao máximo.

12- Então estamos chegando ao fim dessa grande aula, vale sempre lembrar, evite a automedicação e para evitar que a dor aguda se transforme em dor crônica busque sempre a orientação médica.

Comentários